sexta-feira, julho 01, 2005

Porto Sentido


~~
"Quem vem e atravessa o rio
Junto à Serra do Pilar
Vê um velho casario
Que se estende até ao mar

Quem te vê ao vir da ponte
És cascata sanjoanina
Erigida sobre um monte
No meio da neblina

Por ruelas e calçadas
Da Ribeira até à Foz
Por pedras sujas e gastas
E lampiões tristes e sós

Esse teu ar grave e sério
Num rosto de cantaria
Que nos oculta o mistério
Dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonado
Nesse timbre pardacento
Nesse teu jeito fechado
De quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez
Em cada regresso a casa
Rever-te nessa altivez
De milhafre ferido na asa."
________________________Carlos Tê

________
~~*~~
Um poema lindo, uma das minhas músicas preferidas e a cidade que mora no meu coração. Sim, porque é ela que vive em mim e não eu nela...

5 comentário(s):

Liliana Bárcia disse...

Oh esse poema é lindo, ainda para mais torna-se tão melodioso com a inconfundível voz de Rui Veloso. Muito bonito mesmo!

polly_maggoo disse...

adoro esse poema, adoro a música em que se tornou e sobretudo adoro o Porto, espero voltar ai mt mais vezes, adoro essa nostalgia q paira pelas ruas e sobretudo as manhãs de nevoeiro, que parece que estamos num romance do século XIX:)
mas vem p cá p lisboa tb, queremos-te cá:)
beijos maggoo

Celi M. disse...

Há uns que têm a sorte de viver na maravilhosa cidade que é o Porto, e sabe tão bem quando deixamos de viver nela e vamos à sua descoberta, fazendo de espaços comuns algo de extraordinário. É o que o Porto é, para quem vive e para quem vem, para quem quer ver.

Anónimo disse...

oh, maninha... partilho ctg esta paixão pelo porto... aqui é k me sinto em casa... eu SOU o porto, cosmopolita e nóstalgica, sou assim pk a cidade me moldou á sua imagem enquanto fui crescendo nas suas ruas. e td seria tão perfeito se n fosse o fcp... ;o)

Anónimo disse...

e vivó porto!!!roiam-s seus lisboetas d1a figa(brinca)!!!!lol

Bjiñs
Cátia