quinta-feira, setembro 14, 2006

a força da ignorância

porque há coisas tão lamentáveis que merecem ser vistas... esta é uma delas. a tradição maior da tourada é a passagem da ignorância de geração em geração.
_
A tauromaquia é uma arte venal de torturar e matar animais em
público, segundo determinadas regras. Traumatiza as crianças e os adultos mais
sensíveis; agrava os estados dos neuropatas atraídos por estes espectáculos e
desnaturaliza a relação entre o ser humano e o animal. Por tudo isto, constitui
um desafio à Moral, à Educação, à Ciência e à Cultura.
_
UNESCO, 1980

11 comentário(s):

*Sphynx* disse...

Isto devia ser dito na tv e nas radios e ser posto em todo o lado para até o mais ignorante se aperceber da crueldade que representa esta chamada tradição.... inda estamos na idade média???

evolução!!!!!!!!! por favor.....

Temos de acabar com este acto tão brutal....

***

:D grd texto amiga!!

*Sphynx* disse...

É mesmo a força da ignorância... :/

Celi M. disse...

Ainda que ache extremamente cruel e sem sentido ter animais expostos em casa de tal forma, admito que gosto do espetáculo. Talvez seja ignorancia minha que me foi passada pela sociedade, mas acho que é facil de mais atribuir a culpa de forma tão alheia. Eu tenho culpa por gostar de ver um espetaculo tão sadico como esse, e reconheço-o como tal. Acho, contudo que não somos o país que pratica o tipo de toureio mais sadico e doloroso para o animal, nem temos um indice tão elevado de aficionados, pelo que crio que eventualmente a prática cairá ela própria na ignorância do pais. Mas acho que chamar a atenção soh piora trazendo mediatismo para algo que se quer esquecido.

(E por favor n me matem pela minha sinceridade!)

*Sphynx* disse...

Mas não pode ser esquecido!!!
tem de ser lembrado... e com vergonha!!!!

sim, não somos o que mais practica tem neste tipo de "espectaculo sadico" como tu muito bem, o dizes, mas não temos de olhar pa quem é pior que nós mas sim pra quem é melhor!!!!

Eu se pudesse em vez de um touro punha uma pessoa!!!!
talvês as pessoas caissem na realidade... ou entao até podiam gostar mais!! loool não me admirava!!!

não me conformo nunca com tamanha ignorancia e egoismo!!!
desculpa celi mas não consigo...

desculpa a minha repetição minina linda!

beijo fofo nessa boxexa linda ***

Ana Sofia disse...

axo q ja foi td dito...as touradas sao a nossa tradiçao mais vergonhosa!

Sir Buninhu disse...

ora bem, a minha costela trasmontana vai falar agr e kuando ela fala, ninguem a cala...entao ca vai..era mete-los a todos, os toureiros sem protexoes e sem armas em pleno monte, com igual numero de touros todos fdd por lhe espetar um corno no..prontos..nos rins..lolol.. axo k assim seria uma tourada justa, se bem k ainda dava um avanxo ao homem por possuir inteligencia...por isso mm assim n seria justo, entao k tal tirar-lhe a inteligencia e por.lhe um bom par de cornos??? axo k assim seria uma justa tourada...e acabo evocando as ultimas palavras da celi...lol:
(E por favor n me matem pela minha sinceridade!) ...lol

polly_maggoo disse...

é 1 assunto q me toca bastante, infelizmente n pude ir à marcha anti-tourada no sábado mas keria agradecer-te amiga por chamares novamente à atenção para este assunto deplorável, cruel e bárbaro. estive a ler as entrevistas q colocaste em hiperligação e fiquei absolutamente chocada, confesso q n consegui escutar nem 2 segs dos mp3 c os sons dos touros, achei demasiado cruel p ser verdade.
achei tudo demasiado estupido, as justificações q essas criaturas q se chama toureiros arranjam p sua falta de cultura e de amor pelos animais q tanto dizem amar. achei de 1 burrice tremenda essa tal sónia matia, os risinhos extremamente irritantes. qt ao tal helder queiroz e ao q falou sobre a condição da mulher, gostava de 1 dia trocar umas qts palavras c tal criatura e talvez lembrar-lhe do sitio de onde nasceu.lol
é pena ver os filhos dos toureiros crescerem nesses ambientes deploráveis de autênticos selvagens.
eu tenho 2 cães e nunca mas NUNCA lhes faria nada q os magoasse, e mais, não deixo q ninguém lhes levante a mão seja quem for. isso sim é amor pelos animais e não espetar-lhes ferros e fazer pés de mesas c as patas de 1 cavalo morto.
TENHAM VERGONHA!
ao contrario do q a sophie disse, não considero que as touradas sejam uma tradição nossa, dos portugueses q são 1 povo extremamente afavel e solidário, mas sim de uma minoria de criaturas q teimam em viver na idade média e achar q matar 1 touro numa praça é a maior das felicidades.
TENHAM VERGONHA SEUS COBARDES!

wolfSpirit disse...

Não preciso de exemplos tão chocantes como os que são retratados neste site, aquilo não é um desporto, não é um hobbie, não é nada que possa entreter massas, o grave problema é que há pessoas que gostam de ir à tourada e dizem ser uma tarde bem passada. Se essas pessoas gostam tanto de carnificina, porque não passam pela zona J? Ao menos assim não estariam a massacrar um animal indefeso, que a sua unica preocupação é a sua própria vida, ao menos estavam-se a sacrificar a eles mesmos. Para quem acha a tourada um desporto tentem imaginar em vez do touroi os vossos filhos, os vossos irmãos, talvez aí se dessem conta da merda que é uma tourada, do mal que se faz não só aos touros como também aos cavalos. Por favor é no minimo macabro ter o cavalo em exposição na sala aos bocados, à quem vá preso por isso, porque é que esta variante de psicopatas não vai tb??

Um beijo e bom post

W disse...

Eu não gosto de tourada.


(apesar de "estudar" na "praça de touros" ahah :P)

Noa disse...

Querida Tânia
Este assunto é polémico por si só, e eu, como já deves saber, tenho horror a qqr tipo de violência contra animais, portanto tenho horror as touradas e afins.
Não cliquei no link que tens aqui pq não posso ver nada q mostre esse tipo de crueldade praticada por nós, seres humanos.
Não consigo imaginar como, em pleno século XXI, ainda se presencie tal brutalidade e o que é pior, ainda existam pessoas que gostam de tal acto, sentem prazer e compactuem para que os mesmos se realizem.
Eu respeito as pessoas e gosto de ser respeitada mas não entendo. Não consigo ver onde se está o prazer em ver um ser indefeso, um animal, sofrer até a morte. É mesmo muito triste. E com certeza quem gosta, quem aprecia um acto tão desumano e cruel, tem necessidade de se mostrar mais forte que o animal, mais poderoso, por ser na verdade fraco e um nada.
Por isso a necessidade de afirmação.
deprimente.
Bem, beijokinhas e bom domingo!
(obrigada pelo jamie Cullum, adoro, hehehe)

Noa disse...

hehehe, agora que li os comments, adorei o que disse a Polly Magoo. Dá-lhe Polly! Boa! HAHAHAHHA
é isso mesmo. Covardia. Bjks