quinta-feira, maio 12, 2005

...metáforas...

Gostava de escrever como tu. Mas tenho medo das metáforas. Ainda me lembro de quando ele me disse: "Com as metáforas não se brinca. O amor pode nascer de uma única metáfora." Eu concordo com ele e não me posso dar a esse luxo, agora. Não posso brincar com as metáforas. Não posso correr o risco de me apaixonar...
Ainda assim, queria escrever como tu. Tu que jogas com as metáforas, que te apaixonas por cada uma delas, que amas tudo o que te rodeia. Amas com tanta intensidade e logo a seguir despes-te do mundo. Ficam os despojos caídos no chão. Abandonados ao deus dará... E tu, tão pleno na tua solidão, permaneces nu num instante que se perpetua, para logo a seguir buscares novos mundos para amar. E és feliz, porque as metáforas te amam mais do que tu alguma vez amaste. No fundo, são elas que brincam contigo. São elas que te dão vida e mundos para amar. São elas que te eternizam.
Ele tinha razão: "(...) as metáforas são uma coisa perigosa." E eu não sou audaz, como tu. Não sou poetisa. Por isso, fico com os meus paradoxos, são mais seguros... E sou feliz porque, na minha ingenuidade, acredito que um dia serei intrépida. Um dia, também eu, terei a ousadia de brincar com as metáforas.
__
~~*~~
Citações de A insustentável leveza do ser de Milan Kundera

6 comentário(s):

Anónimo disse...

ALO!! Deslcupa d demora.. mas ca estou :)!! E mt surpreendida com o teu blog... gostei bastante dakilo k escrevest.. nc soube dest teu dom ;).. ou se calhar eskeci-m dele.. :(!! parabéns.. continua.. k eu vou continuar a ca vir.. um enorme beijo *** Licas

luís disse...

Grande texto, deixaste-me sem saber o q dizer (e isso é bom). Um dia, qd brincares com as metáforas, quero saber o q escreves :) Bj*

polly_maggoo disse...

o respeito pelas palavras, pelas metáforas e por tudo o que se deixa escrito é algo que está também em mim. ás vezes é bastante doloroso esse respeito cego e surdo mas outras vezes faz muito sentido a frase de Eurípides que me acompanha há muitos anos: "se não tiveres palavras mais forte que o silêncio, cala-te".
não tenhas medo de brincar com as metáfora, só dá medo se a gente deixar.
usa e abusa delas, que as palavras nunca te causem dor!
beijinhos grandes
obrigada pelo miminho no blog, vou levar-vos a todos comigo.
maggoo

Anónimo disse...

Oi!

É mesmo muito difícil brincar com metáforas... e também com ironias! ;)

Obrigado pela visita ao meu blog, espero te ver por lá mais vezes!

Abraço,
Trotta

Kaka disse...

Parabéns pelo teu blog, escreves muito bem.
E como já disse alguém ali em cima, não tenhas medo de brincar com as metáforas, o risco vale mais a pena do que a dúvida.

styska disse...

Obrigada a todos pelos vossos comentários! ;)
Já agora, kaka quem és tu? Deixa por aí o teu endereço...
Jitux*